Saiba Como O Desenvolvimento Organizacional Pode Ajudar

Publicado fev 12, 22
6 min read

Treinamento E Desenvolvimento De Pessoas

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a importância do treinamento e desenvolvimento de recursos humanos nas empresas. Este trabalho visa ratificar a importância do treinamento e desenvolvimento profissional no contexto organizacional atual e suas contribuições à melhoria do ambiente corporativo, de modo a reconhecer o significado de recursos humanos e compreender o processo da formação continuada, considerando os mecanismos que fundamentam o treinamento e o desenvolvimento de recursos humanos na empresa.

O artigo buscou aprofundar um olhar reflexivo sobre treinamento e desenvolvimento de recursos humanos na empresa. PALAVRAS-CHAVE: Recurso humanos. Treinamento. Desenvolvimento. Pretende-se com esse artigo apresentar uma reflexão acerca da importância do treinamento e do desenvolvimento de recursos humanos dentro das organizações, que tem como uma de suas atribuições analisar e identificar as competências e as habilidades necessárias no âmbito corporativo.

Análise Da Satisfação Dos Colaboradores Em Relação A Política



Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo geral refletir sobre a importância do treinamento e do desenvolvimento de recursos humanos e a sua contribuição à empresa. Como objetivos específicos busca-se reconhecer os significados de treinamento, desenvolvimento e recursos humanos, ratificar e identificar as principais atribuições e contribuições do treinamento no ambiente corporativo, e refletir sobre os processos de formação continuada dentro das empresas com foco no treinamento e desenvolvimento profissional.

O interesse em desenvolver esse tema surgiu da necessidade em identificar e analisar as contribuições dos processos de treinamento e desenvolvimento de qualificação profissional dentro das organizações. Nesse contexto, a justificativa dessa pesquisa está na necessidade em reconhecer o significado de recursos humanos e compreender os mecanismos de treinamento e desenvolvimento profissional , a fim de mensurar eventuais propostas e melhorias nos processos de formação continuada , de modo que , viabilize uma visão mais humanista , reconhecendo o empregado como sujeito apto a desenvolver e adquirir novas habilidades e competências dentro da empresa (treinamento e desenvolvimento humano nas organizações).

Cursos Online Nova Escola - Aproveite Cursos Livres Com

A expressão Recursos Humanos , refere-se às pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papéis no sentido de dinamizar os recursos organizacionais , de um lado, as pessoas passam grande parte de seu tempo trabalhando em organizações e, de outro, estas requerem pessoas para suas atividades e operações da mesma forma que requerem recursos financeiros, materiais e tecnológicos.

Tratar as pessoas como recursos é simplesmente tentar coisificar, padronizar e uniformizar o seu papel nas organizações. Isso já se foi. Hoje, as pessoas deixaram de ser recursos ou ativos da organização para se transformarem em seus parceiros capazes de proporcionar a vida e o sucesso organizacional. (CHIAVENATO, 2009, p.

O Que Você Pode Fazer Para Mostrar O Seu Comprometimento

Ainda, segundo Chiavenato (2003, p . 64): [...] recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de várias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.

Treinamento E Desenvolvimento De Recursos HumanosO Que é Analise Comportamental

(apud CARMO; CASSOLI ,2018, p. 23). Desse modo, observa- se a necessidade de valorizar os atores envolvidos nos processos organizacionais da empresa. Reconhecendo – os como indivíduos com capacidades para adquirir novos saberes e desenvolver novas habilidades e competências. A ênfase na ideia de formação e desenvolvimento de recursos humanos como fator indispensável à melhoria organizacional encontra sua materialidade na política de recursos humanos adota pela organização.

Escolas Com Educação Profissional

Implica momento de reflexão e análise criteriosa da missão e objetivos organizacionais que envolvem os vários segmentos/atores que a compõem com vistas à tomada de decisão sobre encaminhamentos a curto, médio e longo prazos. (RIBEIRO, 2008, p. 53). Ainda, segundo Ribeiro (2008): Cabe ratificar que a área de recursos humanos, sobretudo no contexto da sociedade e organizações contemporâneas, constitui-se na área mais importante e imprescindível na estrutura de qualquer organização.

(RIBEIRO, 2008, p. 53). sociedade brasileira de coaching. Diante do exposto, percebe-se a necessidade de se analisar a política de recursos humanos da empresa, uma vez que, é mediante essa filosofia, que será efetivado os processos das atividades organizacionais e operacionais dentro da empresa. Ribeiro (2008), discorre que uma política de recursos humanos implica, necessariamente, a proposição de uma filosofia de recursos humanos.

A Importância Do Treinamento E Desenvolvimento Na Empresa

Assim, a organização, enquanto grupo de pessoas em constante interação com seu contexto, reconhece que a condição de sua existência e da sobrevivência é em virtude do comportamento/comprometimento das pessoas que a compõem. A motivação de cada elemento da organização é o ponto chave para a efetivação/operacionalização de programas, projetos, atividades (na área de serviços, inclusive). melhor curso de palestrante do brasil.

A liderança passa a ser, também, um instrumento para a capacitação e a formação pessoal e profissional onde a liberdade, o respeito e a cooperação passam a compor a competência profissional. Em síntese, uma filosofia de recursos humanos coerente com uma visão de mundo, onde as organizações são chamadas a assumir uma postura mais humanizadora, reconhece em cada funcionário o seu potencial e encontra mecanismos para desenvolvê-lo (treinamento e desenvolvimento).

Treinamento E Desenvolvimento

56). Portanto, o profissional de recursos humanos precisa ter uma visão humanista, valorizando e reconhecendo no seu colaborador suas características e seus potenciais individuais, ofertando propostas que possibilitem ele desenvolver essas características e adquirir novas competências. A área de RH tem duas diferentes vertentes para considerar as pessoas: as pessoas como pessoas (dotadas de características próprias de personalidade e individualidade, aspirações, valores, atitudes, motivações e objetivos individuais) e as pessoas como recursos (dotadas de habilidades, capacidades, destrezas e conhecimentos necessários para a tarefa organizacional).

Pessoas como pessoas e não simplesmente pessoas como recursos ou insumos. (CHIAVENATO, 2009) (formações). Na perspectiva dessa visão de departamento de recursos humanos, as atividades de treinamento transformam-se em estratégias de socialização do conhecimento que ultrapassem os contextos organizacionais externos e possam, ao considerar o indivíduo em sua singularidade, promover mudanças em todas as áreas da sua vida.

Cursos Na ÁRea Da Educação Com Certificado Válido

10). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Nesse sentido, entende – se a importância de valorizar os profissionais que atuam na empresa, considerando o sujeito em sua individualidade, de modo a oportunizar aprendizagens significativas tanto pessoais quanto profissionais (o que é pnl). Ribeiro (2008), discorre que muitas organizações estão promovendo modificações em sua cultura de modo que paulatinamente introduzem estratégias com vistas a uma maior autonomia, participação e comprometimento das pessoas.

Qual A Importância Do Treinamento E Desenvolvimento DeTreinamento E Desenvolvimento De Pessoas Em 2021

O dilema a enfrentar é propiciar um contexto de maior liberdade/ autonomia para que as pessoas possam sentir-se melhor no ambiente de trabalho, ao mesmo tempo, em que as prepara para assumir esse novo papel. Diante do exposto, percebe-se que não é viável cogitar uma empresa regulada à rotina, uma vez que estamos em constantes processos de mudanças, portanto é necessário ser criativo e estar atento e aberto as transformações do âmbito empresarial.

A Importância Do Treinamento E Desenvolvimento De Pessoas

Afinal, Qual é A Diferença Entre Treinamento E Desenvolvimento?Tendências Em Treinamento E Desenvolvimento De Pessoas

O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e pode envolver desenvolvimento de habilidades e competências. Qualquer tarefa - seja complexa ou simples - envolve esses três aspectos. Sobre os principais objetivos do treinamento, Chiavenato (2009), destaca ainda que: 1- Preparar as pessoas para execução imediata das diversas tarefas do cargo.

Mais sobre Workshops

Navigation

Home

Latest Posts

Etapas Do Treinamento E Desenvolvimento

Published Mar 01, 22
6 min read

Quem Somos – Gestao Treinamentos

Published Feb 23, 22
6 min read

Maior Coach Do Mundo

Published Feb 20, 22
7 min read